domingo, 24 de abril de 2011

O reencontro do frade e do lavrador (tendo por base o conto popular O Caldo de Pedra)

Passados alguns meses, o papel do frade e do lavrador inverteu-se.

Antes quem necessitava de comida era o frade, mas agora é o lavrador que lhe falta o almoço.
Como o frade tinha feito, o lavrador também começou a andar de porta em porta a pedir lá calhou de bater à porta do mosteiro onde o frade estava. O seu encontro não foi muito feliz. O lavrador tentou explicar-se:
- O senhor foi aquele que comeu na minha casa, enganando-me não foi?
- Foi mas o que passou, passou… Mas afinal o que é que o senhor veio aqui fazer?
- Venho-lhe pedir comida. É que na minha aldeia…
- O quê? O senhor vem pedir-me de comer, depois daquilo que se passou? Deve estar a gozar com a minha cara, não?
- Peço imensa desculpa, mas…
- Nem mas, nem meio mas! Sai do mosteiro, sai já daqui, seu demónio! – gritou o frade.
Ouvindo estes gritos, os frades foram à entrada ver o que se tinha passado. Nem queriam acreditar no que viam! Um dos frades mais respeitados do mosteiro a agir daquela forma, por causa da sua incompreensão? Isso era um pecado tremendo!
Chamaram-nos para dentro e obrigaram-nos a contar o que se tinha passado. Como havia ali uma grade discussão, o frade foi chamado ao mestre dos frades, que o obrigou a contar tudo com calma, enquanto que o outro, o lavrador, explicou aos frades o que se tinha passado.
Explicaram, explicaram até que se ouviu uma porta a abrir. Era a porta do escritório do mestre dos frades. O frade estava mais calmo e quis falar com o lavrador a sós.
Eles falaram um com o outro. O lavrador explicou o que se tinha passado na aldeia e o frade pôs-se na posição dele e ouviu-o.
O frade ficou amigo do lavrador e deu-lhe de comer a ele e aos aldeães. No final todos tinham de comer e, olhem só, o frade ganhou muitos amigos!


Com este texto conclui-se que se deve respeitar os outros e tentar respeitar as outras opiniões.
Fim!!!














Liliana, 7ºA

7 comentários:

  1. Eu gostei muito da aula

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  2. Gostei muito desta aula

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  3. A aula foi fixe porque fizemos um teatro sobre o caldo de pedra.

    A professora levou para a aula repolho, sal, panela, chouriça, uma pedra e malgas.

    A professora recriou o conto Caldo de Pedra.

    Neste dia uma professora de Língua Portuguesa assistiu também a esta aula.

    Joana 7ºB

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  4. Adorei estaaula!

    Nestaaula estivemos a estudar o conto Caldo de Pedra. Depois de termos lido o conto ede termosvisto um vídeo representativo do texto,assistimosaumaaula diferente. A professora Sofia, a Beatriz e o Mário fizeram um teatrinho.

    Foi espectacular.

    Beatriz, 7ºB

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  5. gostava de ver esse teatro representado na escola!

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  6. De facto, foi uma aula interessantíssima!!!

    Os alunos gostaram muito da aula, não só pela representação feita in locu, mas também devido ao facto de os ter apanhado de surpresa.

    Tudo foi feito de improviso, depois de ter sido lido o conto popular na presente aula.

    Confesso que pensei em representá-lo às restantes turmas do sétimo ano, porém a representação do conto apenas é de dez minuto. Como tal, mobilizar todas as turmas de sétimo ano para um espaço comum a todas elas (auditório ou bar dos alunos) por um período tão breve seria impossível.

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